segunda-feira, 22 de março de 2010

Arte em Processo

A atualidade abre espaço aos processos. Finalmente, após séculos de preocupação com os produtos finais, no interesse se chegar direto a um resultado vislumbrado sem se preocupar com a trajetória ou o entorno, começamos a penetrar uma fase de atenção primordial ao processo.

Trata-se de uma mudança elementar no modo de pensar e fazer, que vai de uma cultura baseada no conceito de manifestação e produto final a outra fundamentada no processo, derivada de uma sociedade em rede, que introduz uma nova forma de entender a arte e, como consequência, a sociedade.


O Rumos Dança versão 2009/2010 mostrou, no Itaú Cultural, como pode ser muito mais rica e instigante a apreciação do processo do que do produto final, pois apresenta mais elementos, escancara dúvidas e expõe o fazer criativo. A instituição Laboral – Centro de Arte y Creación Industrial, de Astúrias na Espanha, também fala dos processos no projeto Interactivos, que culminará em exposição sobre o tema.

Referências: Laboral http://www.laboralcentrodearte.org/; Itau Cultural http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2707&cd_materia=1282

Foto: Nan Goldin

Nenhum comentário: